Afinal Planejamento e Comunicação
Comer para aliviar a dor
 
Comer tomate previne câncer de próstata, maçã ajuda na formação da fibra do colágeno e melhora a cicatrização estomacal, iogurte restaura a flora intestinal, abacaxi ajuda na expectoração. Está cientificamente comprovado que a ingestão de certos alimentos previne doenças, mas valer-se desse poder de cura exige bom senso e orientação profissional.

As comidas que curam devem ter lugar destacado na dieta. Mais do que os conselhos da sabedoria popular, que recomendam o abacaxi como expectorante ou a cenoura para a beleza dos cabelos, existem várias pesquisas científicas que atestam esses benefícios.

O tomate é rico em licopeno, substância que combate o câncer de próstata. Estudos da Universidade de Harvard (EUA) comprovam que homens que comem tomate cru ou em molhos pelo menos quatro vezes por semana tem 20% menos riscos de desenvolver a doença.

Para garantir a elasticidade da pele, a maçã é uma aliada por conter pectina, que ajuda na formação da fibra de colágeno. A maçã também auxilia na cicatrização estomacal e na queda do colesterol.

Pesquisadores da Universidade de Rutgers (EUA) constataram que uma dieta rica em alimentos amarelos e verdes torna o organismo menos sujeito ao câncer de cólon e intestino. Quanto mais colorido o prato, maiores as chances de uma alimentação balanceada. Esta é a conclusão de pesquisa da Universidade de Cornell (EUA).

“Quanto mais colorido o prato, mais rico em nutrientes. Combinar saladas com frango caipira, peixe ou salmão, além de grãos, como feijão, grão-de-bico ou lentilha, é a receita para uma boa refeição. A variedade é importante. As pessoas devem comer com orientação, porque não se deve ingerir um alimento em excesso só porque ele traz certos benefícios”, ressalta a nutróloga Sandra Gordilho.

Alguns alimentos benéficos podem virar vilões se não forem usados corretamente. É o caso do azeite de oliva extra-virgem. Delicado, este óleo satura facilmente se aquecido, o que destrói as substâncias. Por isso, o ideal é usá-lo cru sobre a comida.

“A alimentação é uma forma de terapia, mas deve ser acompanhada por um profissional. As dietas radicais não são favoráveis porque não contemplam todos os nutrientes de que o corpo precisa. É importante evitar carne vermelha, mas não significa que você terá problemas porque a consome de vez em quando. O prazer de comer também deve ser levado em conta”, salienta Sandra Gordilho.

O zinco, junto com a vitamina C, aparece como forte aliado quando se quer um sistema imunológico em bom funcionamento. A forma ideal de se obter o zinco não é por meio de suplementos alimentares, mas com os alimentos. Um alerta para os vegetarianos, os que seguem dietas baixas em calorias ou quem pratica uma atividade física intensa, candidatos a ter baixas doses desse mineral no organismo. Os alimentos ricos em zinco são fígado, ostras, mariscos, carne de vaca, porco, cordeiro e ave, gema de ovo, leite, pão e cereais integrais e germe de trigo.

A nutróloga dá uma receita nutritiva para começar o dia: em jejum, tomar um suco de cenoura, beterraba (para quem não é diabético), gengibre (um pouco), couve, aveia e maçã, passados na centrífuga e misturados ao suco de laranja ou tangerina.

PODER DAS PROTEÍNAS – Numa escala de importância, as proteínas são os nutrientes mais importantes porque atuam em funções vitais, formam a estrutura dos tecidos, garantem a manutenção e a reparação celular e ainda contribuem para o sistema imunológico.

Tudo é proteína, desde as cartilagens, músculos e ossos, até os hormônios e enzimas digestivas. A dica é escolher as fontes de proteína saudáveis e evitar as nocivas. Vale colocar no cardápio peixe, ovo, leite, cereais, legumes, frutas secas e a soja. Colocar legumes, cereais e tubérculos em uma única refeição rende um valor protéico equivalente ao da carne vermelha, com a garantia de um prato saudável.

SOJA, LEGUME POLIVALENTE – Menos gordura, sem colesterol e mais proteínas. O leite de soja tem todas essas vantagens com relação ao leite de vaca, e ainda é apropriado aos organismos intolerantes à lactose. Além de todos esses benefícios, o leite de soja previne câncer de mama, infartos e osteoporose. Enriquecida com cálcio, a soja tem fitoestrógenos, compostos similares a hormônios e previne a desmineralização dos ossos, proteção para as mulheres que sofrem de osteoporose.

Alimentos que protegem

Soja - a semente e seus derivados (tofu, tempe, farinha, leite) contêm uma das proteínas mais nutritivas e completas.

Pimenta - alimentos apimentados tornam mais fluido o muco, o que ajuda a descongestionar o nariz e aumentar a expectoração.

Amêndoas - ricas em selênio, substância que favorece a saúde de cabelos e pêlos.

Cebola - crua ou cozida, é descongestionante e ajuda a aliviar os sintomas do resfriado.

Alimentos vermelhos - caqui, framboesa, goiaba, melancia, pitanga. Ricos em licopeno, que previne câncer.

Alimentos verdes - abacate, abobrinha, acelga, alface, brócolis. Ricos em clorofila ajudam na circulação sangüínea.

Alimentos roxos - ameixa, berinjela, beterraba, jabuticaba, uva. Protegem o coração e a circulação sangüínea.

Alimentos marrons - amêndoas, arroz e pão integrais, aveia, cevada, feijão. Ricos em fibras melhoram a função intestinal.

Vá por aqui

Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente.

Evite “beliscar” entre as refeições. No lanche, prefira frutas e iogurtes.

Para temperar saladas, evite óleos e prefira vinagre ou suco de limão.

Prefira sucos naturais.

Beba bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.

Coma legumes e, pelo menos, duas frutas por dia.

Coma alimentos ricos em fibras (verduras e legumes crus, frutas com casca), crus, assados, cozidos e grelhados (evitar frituras).

Faça exercícios regularmente, sob orientação.

Prefira temperos naturais.

Reduza o consumo de sal e açúcar.

Evite chocolates, doces, bolos e refrigerantes.

Sempre que possível, coma a casca e o bagaço das frutas. As fibras regulam o intestino, controlam o colesterol no sangue e evitam o acúmulo de calorias.

 
A Tarde - Local - 18/04/2005

Outras Notícias:
Estresse prolongado intensifica inflamação cerebral ligada à morte de neurônios
Comer para aliviar a dor
Pesquisa revela que 27% dos soteropolitanos têm sobrepeso
Magros a qualquer preço
Adolescentes baianos estão obesos
Vida saudável x tempo é dinheiro. Coração mata 24 milhões por ano até 2030
Médicos europeus apóiam "imposto da gordura"
Medicina ortomolecular é opção para tratar doenças
Colesterol baixo não garante menor risco ao coração
Dieta de baixa gordura reduz reincidência de câncer de mama, aponta pesquisa
Como eliminar gordura?
Projeto incentiva população a ter hábitos saudáveis
Maioria das obesas britânicas diz que a vida não vale a pena
Quando a cirurgia de obesidade é necessária
Emagrecer pode melhorar situação econômica, diz estudo
 

..Cursos
..

Confira as fotos do 8 º curso Curso Pós - operatório realizado no dia 22/05/2007
:: Clique aqui
..Manual do Paciente
O Centro de Cirurgia da Obesidade está disponibilizando um manual para seus pacientes, favor clicar no link abaixo e fazer o download.
Manual do Paciente
..Atualize seus dados
Se você é paciente do Centro de Cirurgia da Obesidade favor clicar aqui para preencher nosso cadastro de atualização de dados. Obrigado!
:: Clique aqui
© Copyrigth 2006 - Centro de Cirurgia da Obesidade - (71) 2109-2412 / 2109-2443 - ccobahia@gmail.com